Estruturas Metálicas
Amplamente empregada em projetos de construção de edifícios tais como indústrias, galpões, estádios, postos de combustíveis, dentre outros, a estrutura metálica pode ser formada por telhados de duas, três ou mais águas, ou quedas, como também são conhecidos.
A estrutura metálica surge como alternativa para a preservação do meio ambiente, se tornando ideal entre as estruturas convencionais de vigas, pontaletes e caibros de madeira.
Tendo como intuito destacar leveza e resistência, ela dispõe de custo-benefício singular, obtendo tratamento anticorrosivo seja em galvanização a frio ou a fogo e/ou pintura que visa o aumento de sua durabilidade.
Dispõe de pilares/colunas de sustentação, se tornando assim extremamente recomendada para locais que necessitem facilitar o acesso do público.
Depois de pronta a estrutura pode receber os mais diversos tipos de telhas, iluminação e tubulação. Executada de acordo com o projeto estrutural emitido por engenheiro habilitado a estrutura pode suportar o peso de maquinas a ela fixada, bem como as intempéries do tempo, proporcionando uma vida útil longa e diminuindo a necessidade de reformas constantes.
Coberturas
Existem diversas aplicações possíveis para a cobertura metálica no segmento de construção. A tendência geral no mercado é o aumento do uso de coberturas metálicas, com vantagens econômicas, ambientais e tecnológicas em relação às demais coberturas. Entre as aplicações desse tipo de cobertura estão edifícios industriais, residenciais, comerciais, postos de combustíveis, mineração, siderurgia, papel e celulose, óleo e gás, entre outros setores.
Os materiais empregados na cobertura se encontram em constante evolução. É possível encontrar no mercado materiais que viabilizam a proteção acústica e ao mesmo tempo cuida da clareza e definição de som dos locais.
Quando se trata da preocupação ambiental, a cobertura dispõe de altos índices de funcionamento térmico. Apta a diminuir a irradiação do calor do sol, é considerada a alternativa de maior qualificação para estádios de futebol.
Para aperfeiçoar a estrutura metálica cobertura de maneira ideal, usufruindo todas as suas possibilidades, a verificação do projeto de dimensão das seções transversais de treliças torna-se etapa de grande importância, assim como a checagem da inclinação do telhado.
Testeira
As Testeiras ou Painéis metálicos são de grande serventia na proteção das edificações contra às ações das chuvas e dos ventos.
Sua montagem é simples, sendo fixados através de estruturas metálicas. O que permite realizar instalações elétrica para iluminação interna (back light) ou externa (front light).
São muito utilizados no embelezamento da fachada dos prédios ou mesmo para fixação do nome da empresa e/ou dos produtos comercializados, podendo ser fixados nelas chapas galvanizadas, lonas, ACM ou policarbonatos.
Com a fixação da testeira e a realização de seu fechamento, é possível dar um aspecto visual e arquitetônico mais moderno ao empreendimento, permitindo esconder as estruturas da cobertura ou até mesmo alguma imperfeição na alvenaria.
Galpões
Galpões são amplamente utilizados para o armazenamento de materiais e podem servir para finalidades domésticas, industriais ou comerciais. Um galpão deve fornecer bastante espaço para o armazenamento, ser coberto e servir como um local seguro.
Nesse sentido, é cada vez mais comum a construção de galpão estrutura metálica. Esse tipo de estrutura, além oferecer a segurança esperada para um galpão, pode ser construído em pouco tempo, com um investimento menor se comparado com outras estruturas e com maiores possibilidades de usos.